9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Presenciar o nascimento de uma ninhada de filhotes é um momento emocionante, tanto para a mãe como para os companheiros humanos.


9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Tal como acontece com as pessoas, é normal que antes de dar à luz apareçam alguns sintomas de trabalho de parto em cadelas, que lhe permitirão estar atento ao seu pet e acompanhá-la no momento que mais precisa. É por isso que no PeritoAnimal vamos lhe dar este guia para identificar facilmente se a sua cadela está quase a trazer a sua ninhada de filhotes ao mundo.

1. Tempo de gestação

Conhecer o momento em que ocorreu a concepção é necessário para determinar a quantidade de dias que está grávida e para determinar o momento aproximado do parto. Em média, o período de gestação das cadelas dura entre 59 e 65 dias, aumentando as chances a partir do dia 62. Isto vai depender da raça em questão e da sua idade.

2. Temperatura corporal

Cerca de 12 horas antes do parto, a temperatura corporal da cadela desce uns graus. Normalmente encontra-se a 38ºC. Pode medir a temperatura da sua cadela com um termômetro retal, que pode utilizar quando a cadela entrar na última semana de gestação.

Consulte o seu veterinário sobre a forma de fazer isto, mas se perceber que incomoda a cadela é melhor desistir de medir a temperatura, para permanecer tranquila. Se a temperatura aumentar para mais de 38 graus e apresentar outros sintomas, como febre ou mal-estar, entre em contato com o veterinário o quanto antes

3. Nervosismo

A agitação da cadela é normal quando falta pouco tempo para dar à luz. Isto fará com que tente se afastar de pessoas desconhecidas, especialmente das que não têm demasiada confiança com ela, além de evitar o contato com outros pets de casa. Além disso, este nervosismo impedirá sentir-se bem consigo mesma, pelo que notará agitação, independentemente se está parada, sentada ou deitada.

4. Companhia do dono

Apesar deste nervosismo, a cadela procura a companhia do seu dono, a pessoa com quem mais confiança tem e com quem se sente mais segura. Devido a isto, a poucos dias do parto quererá estar bastante consigo, pedindo atenção e carinho.

Isto não significa que deva intervir quando der à luz, a menos que seja necessário. Acompanhe-a durante o parto para se sentir seguro, mas apenas deve proporcionar-lhe ajuda se ocorrer alguma complicação.

5. Escolha do ninho

A escolha de um ninho, de um lugar para dar à luz e criar os filhotes, é extremamente importante para a futura mãe. Por isso, começará a procurar um sítio acolhedor e um pouco escondido onde se sinta protegida, ou passará inclusive mais tempo sobre a sua própria cama.

Geralmente o melhor é respeitar a decisão da cadela sobre o lugar que quer fazer de ninho, sempre e quando isto não implicar um risco para ela e para os filhotes. Coloque no espaço uma cama confortável para eles e cobertores para ficarem quentes e confortáveis.

O parto ocorrerá neste ninho, seja ficando de lado ou agachada, o que parecer mais cômodo para os filhotes nascerem.

6. Apetite

Muitas cadelas perdem o apetite entre as 12 e 24 horas antes de dar à luz, pelo que este é um sinal fácil de detetar. No entanto, nem sempre ocorre e, outras podem inclusive alimentar-se enquanto dão à luz, entre um filhote e outro.

7. Limpeza

Horas antes do parto a cadela começará a lamber constantemente os seus genitais, tanto para limpar a zona como para aliviar a dor que sente. Da mesma forma, isto ajuda na expulsão dos filhotes.

8. Mucosidades

Tal como acontece com os seres humanos, a cadela expulsa o tampão mucoso horas antes do parto, o qual cumpre a função de proteger o útero e os filhotes de bactérias e infecções durante a gestação.

Este é de cor amarela ou branco, e pode vir acompanhado de um pouco de fluxo vaginal. A partir deste momento, leva no máximo 12 horas para o parto.

9. Contrações

São o último sintoma e indicam que o momento do parto é iminente. Podem se ver movimentos rítmicos e repetitivos do ventre, que poderão ser vistos sobretudo se estiver de lado. É normal que durante esta fase tenha um pouco de dor.