Encefalite em cães:

sintomas, tratamento


Encefalite em cães:

Encefalite em cães: sintomas, tratamento

Encefalite em cães - uma lesão cerebral que é de natureza inflamatória. Esta derrota causada por infecções ou processo infeccioso e alérgica.

Não raro lesão combinadacérebro com as suas membranas ou da medula espinal. danos cerebrais ao seu shell é chamada meningoencefalite. cerebral e lesão da medula espinal é chamado encefalomielite, e se ao mesmo tempo no processo inflamatório envolvido e as meninges dizer meningoentsefalomielite.

As causas da encefalite em cães

Dependendo das causas da encefalite primária e secundária encontrada em cães.Primário associado com a introdução de vírus (pragacinomose, raiva, peritonite infecciosa), protozoários (por Toxoplasma), bactias (Listeria) e priões. encefalite secundário se desenvolve como resultado de complicações de outras doenças, tais como sepse, otite purulenta, trauma, bacteremia.

Algumas raças de cães têm uma genéticapredisposição a certos tipos de encefalite. Em Bern Bouvier e beagles meningoarteriit comum tem pugs - meningoencefalite, em maltês e Yorkshire terrier - encefalite necrotizante.

Os sintomas e sinais clínicos

Encefalite em cães são muito diversas emo quadro clínico da diversidade de suas causas. Em geral, há as alterações patológicas da função locomotora: paresia, ataxia, paralisia. Ataxia ocorre quando danos no cabo de haste e cérebro espinal. Em seguida, ele pode ser défices neurológicos dos nervos cranianos.

Determina-se a disfunção destes nervos:

  • perturbação do reflexo pupilar,
  • cegueira, nistagmo,
  • desenvolvimento de paralisia facial

Também pode haver uma falha de motorramo do nervo trigêmeo e é interrompido músculos inervação mastigar. O cão é reduzida ou desaparece sensibilidade no focinho, embora eles podem ser armazenados função do nervo facial. Muitas vezes acompanhada de manifestações epileptiformes encefalite, alterações da consciência.

Talvez o desenvolvimento de uma parcial ou completadistúrbios sensoriais no corpo e membros, hipo e hiper. Estes sintomas indicam lesão do parênquima do cérebro e / ou medula espinhal. Cão perde a coordenação ao caminhar, que "empurra" pode incansavelmente circulando no local. Corpo pode aparecer tremor (especialmente lapdogs), pescoço inclinação. São sinais óbvios de estresse: o animal perde o interesse em brinquedos, não responde às pessoas.

diagnósticos

Prestando atenção para sintomas de encefalite nãocapacidade de diagnosticar a doença corretamente, para entender a extensão dos danos cerebrais e prescrever o tratamento adequado. Por causa da suspeita de encefalite deve ser estudo de raios-X da cabeça (craniography), radiografia de contraste (mielografia e ventriculografia).

estudo Mielograficheskoe na coluna cervical, o que pode indicar um edema cerebral. A ressonância magnética permite uma boa visão do dano cerebral.

Também exige um número de estudos laboratoriais(Para os cães análises): bioquímica, análise clínica, semeadura bacteriológica, microscopia sangue e sorologia, o estudo do liquor cefalorraquidiano e licor semeadura bacteriana.

tratamento da encefalite

Na doença bacteriana naturezaÉ realizada drogas antibióticas que penetram através da barreira sangue-cérebro (isoniazida, rifampicina, pefloxacina, trimetoprim-sulfametoxazol, cloranfenicol). A escolha é feita tendo em conta a sensibilidade particular. É também necessário escolher antibióticos de largo espectro, que têm baixa toxicidade e propriedades antibacterianas. Por exemplo,

  • ceftazidima,
  • cefepime,
  • Meron
  • Tien,
  • pefloksa-Ching

A dose deve ser de 40-50 mg / kg(Por via intravenosa duas vezes por dia). Dependendo do grau de perturbações neurológicas corticosteróides prescritos: metilprednisolona (15 mg / kg i.v. de quatro vezes por dia) durante três dias e, em seguida, a dosagem é reduzida.

É também necessário o uso de drogas que reduzem a pressão intracraniana (diakarb, manitol). As drogas restantes são prescritos, dependendo dos sintomas. No tratamento de encefalite em cães de qualquer etiologia é contra-indicado immunnostimulyatorov uso.