Vacinação

Esquema de vacinação

Vacinação

 

É muito importante vacinar o animal contra os vários tipos virais. O importante é sempre vacinar seu filhote com médico veterinário responsável(sempre peça vacinas importadas), pois nem todas são 100% seguras.

1º Dose 45 dias V10 OU V8
2º Dose 66 dias V10 OU V8
3º Dose 87 dias V10 OU V8
RAIVA 108 DIAS
V10 ou V8 Anual
Raiva anual
Giárdia
87 dias
108 dias
Anual

Esquema de vacinação

I. V 10: esta vacina auxilia na prevenção contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus Canino Tipo 2, Coronavírus Canino, Parainfluenza Canina, Parvovírus Canino, Leptospira canicola, Leptospira icterohaemorrhagiae, Leptospira grippotyphosa e Leptospira pomona. Todos esses tipos virais são extremamente importantes para o animal, pois a grande maioria apresenta sinais severos, tratamento caro e muito vezes podem ser até fatais. Portanto, é muito importante a vacinação do animal.
Alguns veterinários utilizam a V8 que é semelhante a V10, a diferença é que a V8 preveni apenas Cinomose, Adenovírus tipo 2, Coronavírus, Parainfluenza, Parvovírus, Leptospira canicola, e Leptospira icterohaemorrhagiae.

II. Anti-rábica: esta vacina preveni contra a Raiva.

III. Tosse dos Canis: esta vacina auxilia na prevenção contra as doenças causadas pelo Adenovírus Canino tipo 2, pelo vírus da Parainfluenza Canina e pela Bordetella bronchiseptica.

IV. Giárdia: esta vacina é eficaz contra um protozoário flagelado denominado Giardia lambia, atualmente disseminada por todo o mundo e reconhecida como zoonose (transmitida ao ser humano). O cão infecta-se facilmente ingerindo cistos de Giardia, que podem estar presentes na água, nos alimentos ou nos pêlos dos animais. A Giardíase (doença causada pela Giárdia) causa a síndrome da má-absorção/má-digestão, levando à desidratação, diarréia, perda de peso, dor abdominal e flatulência. Além disso, são sinais clínicos comuns da Giardíase a perda de apetite, vômitos e letargia. A vacinação de cães reduz significativamente a incidência, a severidade dos sintomas e a duração da eliminação de cistos e, conseqüentemente, o número de cistos eliminados.

6. Vermífugo

Indicado no combate a vermes (nematódeos, helmintos, e cestódeos). Ideal vermifugação quando filhote e depois a cada seis meses. Primeira dose 3 semanas de idade.

7. Advocate®

Combate de pulga, carrapato,alguns parazitas internos e alguns tipos de sarna. Contra pulga duração de 3 meses e contra carrapato duração de 1mês. Não utilizar em filhotes de cães com menos de 1kg de peso. Aplicar três dias antes ou depois do banho.

8. Dirofilariose Canina (verme do coração)

É uma doença fatal causada pela Dirofilaria immitis, um parasita que se aloja no coração e artérias pulmonares dos cães picados por mosquitos transmissores. A maioria dos cães infectados não apresenta sintomas até que a doença alcance um estágio avançado, facilitando a transmissão para outros animais e para o homem.
O parasita é incapaz de completar seu ciclo de vida no homem, porém freqüentemente se aloja nos pulmões, onde fica encapsulado. Através dos meios clínicos e laboratoriais não consegue diferenciar o parasita encapsulado de uma neoplasia, o que leva o paciente a cirurgias delicadas e traumáticas.
A transmissão desse parasita ocorre através de mosquitos transmissores como Aedes, Culex. O mosquito torna-se infectado quando pica um animal infectado e ingeri microfilárias do parasita. Após duas semanas no mosquito, as larvas da Dirofilaria immitis estão amadurecidas e são transmitidas para outros cães. Os vermes chegam à artéria pulmonar e ao ventrículo direito do coração, 2 a 4 meses após o animal ter sido picado pelo mosquito contaminado, provocando problemas cardíacos que podem ser fatais, pois os vermes adultos medem 15 a 30cm.
Sinais clínicos: tosse crônica, apatia, falta de resistência a exercícios, cansaço e perda de peso, mas não se deve esquecer que a maioria dos cães não apresenta sintomatologia clínica.
Esses mosquitos são comuns no litoral, portanto recomenda-se antes de ir para a praia com o cão administrar-se o medicamento e a dose correta indicado pelo veterinário. Esses medicamentos contra o verme do coração é eficaz somente por um mês. E deve-se administrá-lo antes de ir para a praia.